PDF Imprimir E-mail

Projeto Inicial: Atlas Digital intitulado

“Atlas da Herpetofauna do Estado de Pernambuco”

 

No que se refere à construção do Atlas Digital da Herpetofauna do Estado de Pernambuco, ele é fruto de uma parceria entre a Universidade de Bremem - Alemanha e a Universidade Federal Rural de Pernambuco - Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos da UFRPE. Teve suas atividades desenvolvidas em dois grandes grupos: “Desenvolvimento da Tecnologia Digital - Universidade de Bremem” e “Compilação de Informações técnico-científicas e Alimentação do Atlas-UFRPE e Universidade de Bremem”, as quais serão executadas e desenvolvidas nas seguintes etapas:

Desenvolvimento da Tecnologia Digital (Universidade de Bremem):

1) Construção da base de dados por meio do BioOffice BIOGIS, software para gerenciamento profissional de dados de biodiversidade. A aplicação é usada para o registro e documentação de acervos biológicos assim como para arquivos e avaliação de dados projetos relacionados, tais como: cartografia da flora e fauna. BioOffice é construído e alimentado por meio de entrada de dados, mapeamento, análise espacial e sazonal da distribuição dos dados.
2) Desenvolvimento da plataforma de comunicação através dos recursos disponibilizados pelo sistema de gerenciamento Joomla (disponibilizado gratuitamente na Internet).
3) Treinamento da equipe de cooperação e alimentação.
4) Instrução e treinamento de como trabalhar com BioOffice e Joomla CMS para a equipe de membros do Projeto com a edição dos dados disponíveis do acervo da UFRPE e sua formatação ao programa.
5) Selecionar um sistema para a análise de dados espaciais (escolha e adição de mapas no formato de Sistema de Informação Geográfica - SIG).

 

Compilação de Informações técnico-científicas e Alimentação do Atlas (UFRPE e Universidade de Bremem):

1) Compilar e trabalhar os dados existentes para preenchimento da Base de Dados com a informação sobre a distribuição espacial e biologia (por exemplo: exigências do habitat, problemas taxonômicos, chaves de identificação das espécies, status de conservação, literatura e uso pela população humana) a serem disponibilizados gratuitamente no Atlas Digital da Herpetofauna do Estado de Pernambuco.
2) Manter atualizado o referido Atlas.

 

.